Brasil depende do São Paulo para feito que só aconteceu uma vez na Libertadores

Por enquanto, o Brasil está com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Copa Libertadores. Agora, falta só o São Paulo entrar em campo e, caso vença, irá fazer com que o país repita um feito que aconteceu apenas uma vez – e foi há 17 anos.

Em 2003, todos os representantes brasileiros venceram em sua estreia no estágio de grupos. O levantamento só considerou a edição de 2000 para a frente, que foi quando a competição adotou seu formato atual, com oito grupos de quatro equipes cada.

Há 17 anos, vale lembrar, só havia quatro times brasileiros na fase de grupos, quase metade dos sete atuais – e poderiam ser oito, caso o Corinthians tivesse passado pelas fases preliminares.

Naquela edição, PaysanduSantosGrêmio e Corinthians eram os representantes nacionais.

Os santistas iriam até a final, perdendo para o Boca Juniors. Já os gaúchos pararam no Independiente Medellín nas quartas, enquanto que Corinthians e Paysandu ficaram nas oitavas para River Plate e Boca Juniors, respectivamente. Esta foi a edição em que o Papão conseguiu a fatídica vitória em La Bombonera.

Já na atual campanha, Internacional, Santos, Grêmio, Athletico-PRPalmeiras e Flamengo começaram com os três pontos. O último a entrar em campo é o São Paulo, que visita o Deportivo Binacional, do Peru, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília).

Veja foram as estreias dos brasileiros em 2003 e 2020:

2003

Sporting Cristal 0 x 2 Paysandu

América de Cali 1 x 5 Santos

Grêmio 3 x 2 Pumas

Corinthians 1 x 0 Cruz Azul

2020

Internacional 3 x 0 Universidad Católica-CHI

Defensa y Justicia-ARG 1 x 2 Santos

América de Cali-COL 0 x 2 Grêmio

Athletico-PR 1 x 0 Peñarol-URU

Tigre-ARG 0 x 2 Palmeiras

Junior Barranquilla-COL 1 x 2 Flamengo

ESPN

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.