Missão Libertadores: saiba como será a logística do São Paulo para estreia

O São Paulo fará sua estreia na Libertadores de 2020 na quinta-feira, às 21h, contra o Binacional (PER), mas a “operação Juliaca” teve início há tempos. A cidade peruana que sediará a partida fica 3.800 metros acima do nível do mar e é a quinta mais alta do mundo, o que demanda alguns cuidados especiais na logística.

Para minimizar o impacto do ar rarefeito, a delegação só irá para Juliaca no dia da partida. Especialistas apontam que os efeitos mais severos da altitude, como falta de ar, náuseas e dor de cabeça, só começam após algumas horas no local. De qualquer forma, o clube deve alugar cilindros de oxigênio para ficarem à disposição dos atletas.

O Tricolor parte primeiro para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, onde a altitude é menor que a da capital paulista. O time treinará no CT da Barra Funda na quarta-feira de manhã e viajará à tarde, em voo que durará cerca de três horas. Uma outra opção seria viajar para Lima, já no Peru, mas seriam duas horas a mais de voo.

O grupo embarca para Juliaca após o almoço de quinta-feira, em um voo que deve durar pouco mais de uma hora. Após chegar à cidade, deve ficar em um hotel para descansar, fazer a última refeição e encerrar os preparativos. Encerrada a partida, o elenco já voa de volta para Santa Cruz de la Sierra e em seguida para São Paulo, sem deixar o aeroporto. Todos os voos serão fretados.

Alguns funcionários do clube já estiveram na cidade peruana. O fisiologista Luis Fernando de Barros e o gerente José Carlos dos Santos estiveram lá em fevereiro e conheceram a estrutura de alimentação e hospedagem, além do estádio Guillermo Briceño, que passou por melhorias para receber a Libertadores. O analista de desempenho Raony Thadeu também viajou para ver o Binacional jogar.

– A gente espera um jogo complicado por conta da altitude. É um bom time também. Mandamos gente para ver jogos, temos material catalogado. Não vai ser um adversário que vai nos pegar de surpresa – disse Fernando Diniz.

O São Paulo jogará no domingo, às 16h, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Apesar de considerar que o desgaste da viagem será minimizado pela logística montada, o Tricolor deve ter uma equipe bastante modificada na partida pelo Paulistão.

Lance

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.