Futebol Home São Paulo Times

Campeão pelo São Paulo, Júlio Baptista anuncia aposentadoria do futebol aos 37 anos

O meia Júlio Baptista anunciou nesta quinta-feira, através das redes sociais, que está se aposentando dos gramados aos 37 anos.

“Depois de mais de 20 anos na elite do futebol, é o momento de dar um passo para o lado e anunciar que decidi encerrar a minha carreira como jogador. Começo uma nova vida e quero demonstrar minha gratidão a todos que fizeram possível que eu realizasse esse sonho. Obrigado a todos”, escreveu o brasileiro.

O agora ex-atleta teve como o último clube o Cluj, da Romênia, que defendeu até esta temporada.

“A verdade, é que nunca sabemos quando isso vai acontecer, quando você vai escolher a hora. Eu escolhi esse momento. É o que me sinto bem, em que estou fazendo curso para técnico, o que é um ponto importante”, afirmou Baptista, em entrevista à EFE.

Atualmente, Júlio está fazendo as aulas do curso para treinadores oferecido pela RFEF (Federação Espanhola de Futebol), no centro de treinamento da seleção, em Las Rozas.

“Gosto da opção de ser técnico. Quero ser, mas não sei quando. Quero ter a minha forma de ser, com meus pensamentos, minha forma de jogar”, disse o brasileiro, que revelou não ter inspirações na função.

CARREIRA VITORIOSA

Revelado pelo São Paulo, Júlio Baptista conquistou o Paulistão de 2000 e o Rio-São Paulo de 2001 antes de ser vendido ao Sevilla, da Espanha.

Na equipe espanhola, o brasileiro arrebentou, fazendo grandes apresentações e passando a ser conhecido como La Bestia por sua força física. Não à toa, ele foi contratado pelo poderoso Real Madrid em 2005.

Pela equipe merengue, ganhou o Campeonato Espanhol na temporada 2007/08, mas não conseguiu se firmar entre os titulares.

Após um empréstimo ao Arsenal, em 2006, deixou o Real em definitivo para jogar na Roma, em 2008. Passou depois pelo Málaga, entre 2011 e 2013, antes de ser contratado pelo Cruzeiro.

No retorno ao futebol nacional, faturou dois Campeonatos Brasileiros e um Mineiro pela Raposa.

Na sequência, passou pelo Orlando City e depois foi para o Cluj, encerrando a carreira após se sagrar campeão romeno com a equipe.

Pela seleção brasileira, Júlio Baptista levantou quatro taças: as Copas América de 2004 e 2007, além das Copas das Confederações de 2005 e 2009 – ainda foi campeão do Sul-Americano sub-20 de 2001 pelas seleções de base.

O meia integrou o elenco do técnico Dunga na Copa do Mundo de 2010.

 

Fonte: ESPN

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.