Futebol Home São Paulo Times

Palmeiras, Flamengo e São Paulo estão entre times com mais gols marcados na primeira finalização

Ao lado do América-MG, equipes na disputa do título são as que mais fazem gols na tentativa inicial. Tricolor Paulista precisa de menos tempo para finalizar, e Fla é mais certeiro

Os times que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro estão entre os mais efetivos na primeira finalização que fizeram em cada jogo. O líder Palmeiras conseguiu cinco vezes converter a primeira conclusão que fez na partida em gol, enquanto Flamengo e São Paulo repetiram esse feito quatro vezes. Saber dessa eficiência torna ainda mais relevante o resulado obtido pelo Palmeiras na rodada passada, contra o Flamengo, no Maracanã: foi o único jogo em que o Rubro-Negro passou todo o primeiro tempo sem conseguir uma finalização certa.


Mesmo na luta para não ser rebaixado, o América-MG foi o time que mais fez gol na primeira finalização: seis vezes. Desses jogos que balançou a rede com o primeiro chute, quatro vezes o time saiu vitorioso de campo, empatou uma e perdeu outra. Por outro lado, o Coelho ficou seis partidas sem conseguir finalizar no primeiro tempo. É o time que menos finaliza, foram 300 tentativas até a 31ª rodada.

O time que precisa, em média, de menos tempo para conseguir a primeira finalização, certa ou errada, é o São Paulo, é o mais rápido do Brasileirão com 6min03s. No entanto, o mais certeiro é o Flamengo, que necessita de menos tempo – 15min03s – para conseguir um chute na direção da meta do adversário. O Rubro-Negro é ainda o time que mais finaliza. Até a 31ª rodada, foram 431 finalizações, uma média de 13,9 por jogo. Também é a equipe que mais consegue concluir corretamente, 173 vezes, uma média de 5,58.

Observando o fator casa, o Sport é a equipe que mais precisa de menos tempo para conseguir uma finalização. A média de tempo para a primeira finalização é de 4min57s, porém, de cada três primeiras finalizações que tenta no início dos jogos, duas são erradas, o que ajuda a explicar o mal momento da equipe. Na briga para fugir da zona de rebaixamento, o Leão ainda terá quatro partidas na Ilha do Retiro.

No topo da tabela, Palmeiras, Internacional e São Paulo conseguem ter uma postura ainda mais ofensiva fora de casa, pois em comparação ao tempo da primeira finalização em jogos em casa com jogos fora, os três times conseguem ter uma média de minutos menor para dar a primeira finalização em partidas como visitante.

Se até a rodada passada o Flamengo era a única equipe que tinha conseguido ao menos uma finalização certa em todos os primeiros tempos, a Chapecoense é seu oposto: o time que passou mais jogos sem uma finalização certa no primeiro tempo, isso ocorreu 11 vezes. Curiosamente, ou não, as equipes com mais dificuldades para conseguir uma finalização certa no primeiro tempo são as que estão mais ameaçadas pelo rebaixamento. Veja abaixo o desempenho de cada time.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Cássia Moura, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Pereira, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

 

Fonte: Globo Esporte

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.