Futebol Home São Paulo Times

Chances do São Paulo ser campeão são de apenas 2,6%, aponta estudo

Tricolor não vence há mais de um mês e vê suas possibilidades de título caírem cada vez mais; Libertadores está praticamente garantida para o clube do Morumbi

O atual jejum de vitórias pode custar muito caro ao São Paulo em sua briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Isto porque, de acordo com um estudo conduzido pelo Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances do Tricolor terminar o ano campeão são de apenas 2,6%. Por outro lado, no entanto, a equipe do Morumbi está virtualmente classificada para a Copa Libertadores do ano que vem, com 99% de possibilidade de conquistar vaga no torneio continental.

Embora o time do técnico Diego Aguirre esteja a sete pontos de distância do líder Palmeiras (52 contra 59) e ainda haja nove rodadas em disputa, as chances do Tricolor são baixas. Segundo o matemático Gilcione Nonato da Costa, professor da UFMG, as probabilidades escassas têm relação direta com três motivos: retrospecto recente nos últimos jogos, momento do Palmeiras e o perfil construído pelos são-paulinos ao longo da competição.

– O São Paulo vem de seguidos resultados ruins, enquanto o Palmeiras está em ascensão no Campeonato Brasileiro. Caso o clube (referindo-se ao Palmeiras) some 18 pontos nos últimos 27 que estão em disputa, o que não é algo improvável, o São Paulo precisaria vencer todos os noves jogos para ser campeão sem precisar depender dos critérios de desempate, uma vez que não é possível somar 26 pontos em nove rodadas. Isso, claro, sem contar os outros candidatos ao título – explicou o professor.

Depois de conquistar o troféu Osmar Santos, prêmio concedido pelo LANCE! ao campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Tricolor sofreu uma queda brusca de rendimento e foi perdendo posições. O time não vence há cinco rodadas e passa por um de seus piores momentos nesta temporada.

Apesar disto, a equipe está muito próxima de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. Segundo o estudo UFMG, o São Paulo tem apenas 1% de chance de não jogar a competição continental em 2019.

– Temos seis vagas abertas para a Copa Libertadores do ano que vem. Sendo assim, o parâmetro do São Paulo para a classificação precisa ser o Santos, que hoje é o sétimo, com 42 pontos. Portanto, são dez pontos de frente. Faltando 27 pontos em disputa, as chances do São Paulo não ir para a Libertadores são muito baixas – pontuou o matemático.

O estudo conduzido na universidade federal leva em conta o perfil construído por cada equipe ao longo da competição, como o desempenho dentro e fora de casa, o número de vitórias, empates e derrotas, e projeta 3 milhões de possíveis resultados para chegar às probabilidades.

 

Fonte: Lance

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.