Futebol Home São Paulo Times

Análise: a importância de Diego Souza para a evolução do São Paulo

Contratado pelo São Paulo no início da temporada, Diego Souza demorou um pouco a engrenar no Tricolor. Mas, após um período conturbado, o camisa 9 se firmou como titular e é, atualmente, um dos principais jogadores do elenco comandado por Diego Aguirre. Junto a peças como Arboleda, Hudson, Nenê e Everton, Diego Souza tem sido fundamental para o clube do Morumbi, nesta que tem sido uma campanha sólida até aqui no Brasileirão.

Muito questionado no início do ano, Diego começou a dar a volta por cima na sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no clássico diante do Santos, no Morumbi. Naquela ocasião, o camisa 9 marcou o gol da vitória são-paulina por 1 a 0 e ganhou a confiança de Aguirre em definitivo. Logo na sequência, ele voltou a balançar as redes nos confrontos contra América-MG e Botafogo, com atuações consistentes, conquistando de vez a titularidade como centroavante da equipe.

Embora a sequência de gols não tenha continuado (são quatro tentos assinalados até aqui), Diego exerce funções em campo que são preponderantes para as atuações equilibradas do time tricolor. Ele busca o jogo fora da área, dando opções para a criação da equipe, além de ajudar a marcação na saída de bola do adversário – nesta função, é claro, nem sempre com a disposição de um garoto, afinal, Diego já tem 33 anos. Outro ponto de destaque é a disputa pela bola nas jogadas aéreas. Diego tem ganhado a maioria das primeiras bolas, sobretudo na intermediária adversária.

Além de demonstrar raça – aspecto que todo torcedor exige – Diego tem sido um líder para o grupo são-paulino. Ele e o meia Nenê desempenham um papel importante de chamar a responsabilidade e servir de exemplo aos menos experientes do elenco.

Vale lembrar que em meados de abril, Diego esteve perto de deixar o São Paulo, em negociação com o Vasco. Cerca de três meses depois, o centroavante tricolor é titular absoluto do time e é visto como peça fundamental para levar o clube do Morumbi a uma campanha digna no Brasileirão, após dois anos consecutivos de maus resultados.

 

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.