Futebol Home São Paulo Times

Aguirre encontra formação ideal na zaga do Tricolor e time cresce de rendimento

Desde que chegou ao São Paulo, Aguirre demonstrou sua preocupação com o sistema defensivo. Com Rodrigo Caio, Arboleda, Anderson Martins e Bruno Alves à disposição, o treinador uruguaio nunca escondeu a satisfação por contar com zagueiros de alto nível. Mas ainda faltava o encaixe das peças.

Agora, o time dá claras demonstrações de que o objetivo traçado pelo técnico uruguaio foi alcançado, principalmente depois que adotou com certa frequência a linha de quatro no sistema defensivo do Tricolor.

O Tricolor sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos e acumula nessa sequência quatro vitórias e somente um empate.

Para não desagradar ninguém, Aguirre adotou um rodízio no sistema defensivo. Arboleda e Rodrigo Caio iniciaram o sistema. Sem o efeito esperado, Aguirre arriscou um sistema com três zagueiros. Nessa ocasião, o lateral-direito Éder Militão atuou ao lado dos dois defensores.

A escolha também não foi das melhores. O Tricolor foi eliminado na Copa do Brasil e tinha muitas dificuldades para vencer as partidas no Campeonato Brasileiro.

Após Rodrigo Caio sofrer uma lesão no dia 22 de abril, no duelo diante do Ceará, a disputa por uma vaga no time ficou menos acirrada.

Desde então foram 13 jogos disputados, sendo que em 12 a linha de quatro foi utilizada. Nesse período, o Tricolor perdeu apenas uma vez, empatou quatro e venceu oito. O Tricolor sofreu 12 gols, e o encaixe da linha de quatro defensores fez o rendimento do time aumentar , chegando à 14ª rodada do Brasileiro na vice-liderança.

Veja o equilíbrio do rodízio na defesa Tricolor

Quatro jogos – Arboleda e Bruno Alves
Quatro jogos – Anderson Martins e Bruno Alves
Quatro jogos – Anderson Martins e Arboleda

O zagueiro Anderson Martins comentou sobre o rodízio adotado por Aguirre no Tricolor.

– O Aguirre sempre pede para todos estarem preparados. A gente sabe que vai precisar do grupo todo no campeonato. Isso é bom, porque mantém o nível, dá minutos de jogo para todos – afirmou Anderson Martins.

Anderson Martins e Arboleda formaram a dupla de zaga nas últimas duas vitórias do Tricolor (Flamengo e Corinthians). No entanto, isso não significa que eles estão garantidos para os próximos compromissos da equipe.

Na próxima quinta-feira, o Tricolor volta a campo para enfrentar o Grêmio, pela 15ª rodada do Brasileirão, e uma nova dupla pode ser formada. Bruno Alves que ainda não teve oportunidade após a parada para a Copa, espera sua chance para mostrar que também está preparado.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.