Futebol Home São Paulo Times

O São Paulo na Copa do Mundo de 2002

A Copa do Mundo de 2002 foi a primeira a ser sediada em dois países: Japão e Coréia do Sul. Foi também a primeira edição não realizada em solo europeu ou americano. Esse foi o último torneio onde o campeão anterior garantia vaga direta na fase principal da competição. A partir dessa etapa, somente o país anfitrião ainda teria lugar cativo no campeonato.

Um total de 199 equipes se inscreveram nas eliminatórias da Copa, buscando uma das 30 vagas em disputa. Nessa fase, uma das grandes surpresas foi a Holanda não ter conseguido se classificar, sendo superada por Portugal e Irlanda. A Alemanha somente se classificou na repescagem, superando a Ucrânia. Outro tradicional país que ficou fora foi a Colômbia. A novidade na América do Sul, em seu lugar, foi o Equador. Também estrearam nessa competição: Eslovênia (que superou Iugoslávia e Romênia), China e Senegal.

Na primeira fase, Senegal e Dinamarca surpreenderam e eliminaram Uruguai e França. Coréia do Sul e Estados Unidos também pregaram peças e excluíram da competição os times de Portugal e Polônia. Outro país que caiu prematuramente foi a Argentina, superada por Suécia e Inglaterra. O Japão, com o peso de ser um dos anfitriões, se classificou às oitavas, deixando para trás a Rússia.

Resultados inesperados continuaram acontecendo nas oitavas de final. Os Estados Unidos venceram o México e Senegal bateu a Suécia. O Japão não passou pela Turquia, mas a Coréia do Sul protagonizou uma das maiores zebras da história da Copa e venceu a Itália, na prorrogação. O time sul-coreano continuou nessa batida e nas quartas de final eliminou a invicta Espanha, desta vez nas penalidades. A sorte chegou ao fim quando encontraram os alemães nas semifinais (1 a 0 para os germânicos). Na outra semifinal, o Brasil, que havia eliminado Bélgica e Inglaterra, venceu a Turquia (que batera a seleção do Senegal) pelo placar mínimo do tempo normal.

Na final, em Yokohama, a Seleção Brasileira venceu a equipe da Alemanha por 2 a 0, conquistando, assim, a Copa do Mundo da FIFA pela quinta vez.

OS SÃO-PAULINOS

Foto: Divulgação/ Site Oficial

Três jogadores do Tricolor participaram da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira: Rogério Ceni, Belletti e Kaká.

O então capitão são-paulino, com a camisa 22, não esteve em campo em nenhuma partida daquela edição. Rogério seria convocado novamente para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

O lateral Belletti, vestindo a 13, participou da semifinal contra a Turquia, entrando em campo aos 85 minutos de jogo, no lugar de Kleberson. Pelo Tricolor, Belletti jogou 207 vezes e marcou 15 gols, sendo campeão do Torneio Rio-São Paulo de 20021, paulista de 1998 e 2000, supercampeão paulista em 2002.

A, naquela altura, promessa das categorias da base do São Paulo, Kaká, chegou à Copa do Mundo de 2002 como uma aposta para o futuro. O camisa 23 fez somente um jogo naquela competição, entrando aos 72 minutos da partida contra a Costa Rica, no lugar de Rivaldo. Kaká, que voltou ao Tricolor nesse segundo semestre de 2014, tem 131 jogos e 48 gols com o manto são-paulino, tendo sido campeão do Rio-São Paulo de 2001.

Outros jogadores com passagens anteriores pelo São Paulo presentes na delegação brasileira pentacampeã do mundo em 2002: Edmilson (que fez seis jogos como titular, um gol e uma assistência naquele torneio), Juninho (cinco jogos, quatro como titular), Denílson (também com cinco jogos, mas todos como reserva), além do capitão Cafu, presente às sete partidas e que ergueu a taça de campeão.

 

saopaulofc.net

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.