Futebol Home São Paulo Times

Os jogadores revelados pelo Tricolor que disputaram a Copa

O São Paulo é o segundo clube que mais revelou atletas para a Seleção Brasileira disputar o principal torneio de futebol

Neste especial de Copa do Mundo do site do São Paulo já foram apresentados os jogadores são-paulinos convocados para a Seleção Brasileira e para outras Seleções, assim como os rankings que destacam a participação do Tricolor nessa competição. Agora, o artigo de hoje aborda as participações de jogadores por outro ângulo: o de quem os revelou.

Contudo, definir “revelação” e, principalmente, a que clube essa “revelação” está vínculado, é um grande problema, sujeito à várias interpretações e à inúmeras metodologias. Para evitar confusões, ficou decidido, e aqui utilizado, que o clube que revelou o atleta convocado foi aquele que deu ao jogador a oportunidade de fazer o primeiro jogo da carreira dele em uma competição profissional oficial.

E assim, não importa que, naquela partida, ele tivesse ou não tivesse um contrato profissional assinado. Não importa por quantos clubes tenha passado enquanto jogava como amador, nem que idade tinha em qualquer situação. É a metodologia mais simples, até, visto a falta de documentos, principalmente referentes a períodos mais antigos.

Por isso, um exemplo: o atleta de Copa do Mundo Rogério Ceni não é considerado como jogador revelado pelo São Paulo, pois, mesmo como amador, participou do Campeonato Matogrossense de Futebol Profissional de 1990, pelo Sinop (e foi campeão). Ainda que, nos três anos seguintes, tenha defendido o Tricolor nas categorias de base e só se profissionalizado em 1993.

 

 

 

 

 

OUTRAS SELEÇÕES

Por fim, cabe dizer que o Tricolor não revelou apenas jogadores para a Seleção Brasileira. Na Copa do Mundo da França, em 1998, ocorreu um fato raro: Wagner Lopes, atleta das categorias de base são-paulinas, chegou ao mundial como atleta do Shon Bellmare e defendendo as cores azul e branca do Japão.

Desta maneira, o São Paulo teve um atleta revelado pelo clube na principal competição do futebol em 29 oportunidades, totalizando 17 jogadores nessas ocasiões.

Para comparação com os rankings acima ilustrados, vale ressaltar que Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e Portuguesa também tiveram um jogador revelado atuando em uma edição por outras seleções na Copa (além de alguns outros pequenos clubes, não citados).

Anúncios

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.