Futebol Home São Paulo Times

Morumbi tem um dos melhores gramados do Brasil

Na semana passada, o ?São Paulo divulgou, com muito orgulho, que o gramado do Morumbi recebeu da CBF uma das melhores avaliações entre todos aqueles que são utilizados no Campeonato Brasileiro. Em uma escala que vai de 0 a 5, a nota foi de 4,67. E o segredo para isso foi desvendado.


Segundo a Itograss, que produziu a grama da casa tricolor, ela cresce bastante rápido e está sempre sendo aparada. “O desgaste do gramado em um jogo é o mesmo que ocorreria se soltassem bois em campo, e essa grama é diferente porque se recupera muito mais rápido do desgaste. Isso ocorre porque essa variedade tem uma taxa maior de crescimento, com potencial de crescer até 1cm por dia, e os gramados são mantidos entre 1,8cm e 2,2cm de altura”, disse Rodrigo Santos, gerente do departamento esportivo da empresa.

A grama atual foi colocada dias após o show do U2, em novembro do ano passado, e havia sido plantada em uma fazenda em Tremembé, no Vale do Paraíba, especificamente para ser usada no Morumbi. Trata-se de uma variedade denominada Bermuda Celebration, que também é utilizada no Maracanã, Mineirão, Allianz Parque, Independência e Vila Belmiro. “O gramado deve ser irrigado e podado diariamente, pois grama não para de crescer”, completou Santos. A nota máxima, portanto, só não foi concedida em função da drenagem, que a confederação considera a necessidade de se ter areia e não argila, e pelo fato de o sistema de irrigação precisar ser independente e não em linha, como é na casa do São Paulo.

Anúncios

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.